sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Soldagem de linhas - Parte 2

Quando compramos a cola, junto vem um dispositivo que usamos para colar as linhas. No entanto, esse equipamento permite apenas a junção de dois arranques de cada vez (existem outros com cortes para mais linhas). Se considerarmos que precisamos esperar 24 horas para que o processo fique bem feito, vamos ter que esperar cerca de três dias para fazer dois arranques com 3 bitolas de linhas diferentes (0,45 para 0,35 para 0,25, ou seja, duas colagens por arranque).

Como esse processo não rende, eu criei um dispositivo meio esquisitão que permite efetuar o processo com diversos arranques em paralelo. Dessa maneira, consigo fazer 8 arranques ao invés de apenas 2 no mesmo intervalo de tempo (e ainda vou expandir isso pra 15 arranques).




Trata-se de um dispositivo bem simples, composto de uma ripa e rolhas. Colando as rolhas na ripa a uma distância de 5 a 7 centímetros entre elas, geramos vários suportes para colar as linhas. Talvez o único inconveniente é gerenciar as linhas que estão sendo coladas. Como podemos ver nas fotos, precisamos ficar enrolando as mesmas para esperar o momento do corte das sobras. Mas depois que se estabelece uma organização, fica tudo certo.




Depois de tudo montado, leva as linhas ao sol para melhor o processo de secagem. Essa madeira comprida facilita toda essa movimentação.




Na foto acima e a direita, vê-se umas borrachinhas coloridas que uso para enrolar as linhas antes de colar. Acredito ser uma solução bem fácil e prática. Quem quiser adquirir estes artigos, mandem e-mail para César Butyn que ele as fabrica com uma excelente qualidade.




Tenho certeza que este processo pode sofrer mais otimizações, bem como melhoria na organização. Quem tiver alguma sugestão, pode nos enviar comentários.

Obs.: Na falta de rolhas, pode ser usado pedaços de borracha, tal como chinelos havaianas por exemplo. O importante é que as linhas fiquem bem presas e firmes. O que gostei nas rolhas é o fato delas terem uma boa superfície inferior para colá-las a madeira e também deixa as linhas altas, o que facilita para espalhar a cola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário